Importância da atividade física na infância

 

Todos nós sabemos da importância da atividade física para a saúde e esta deve começar desde cedo para criar um hábito e ser prazerosa. O sedentarismo esta relacionado com doenças crônicas como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias, sobrepeso e obesidade.

É muito importante que os pais estejam cientes desses benefícios e estimulem seus filhos desde cedo a praticarem atividade física. Importante para o desenvolvimento de massa óssea, muscular e articular; contribuição para a saúde e ganho de peso; amadurecimento de habilidades cognitivas e motoras.

Para bebês menores de um ano, deve-se estimular brincadeiras ao ar livre e no chão, sempre supervisionadas e em ambiente seguro. As crianças de um a cinco anos devem praticar atividade física por três horas diárias, distribuídas ao longo do dia.

As atividades voltadas para fins competitivos devem ser realizadas a partir dos 12 anos, quando já existe capacidade psicológica para lidar com perdas e frustrações.

Os pais podem participar com os filhos em brincadeiras ao ar livre como: pular corda, jogos com bolas, amarelinha, pega-pega, bicicletas, esconde-esconde, entre outras.

É importante que entre os sete e dez anos, a criança realizade uma avaliação cardiológica com eletrocardiograma e ecocardiograma, pois nesta fase começam as atividades de maior esforço físico.

 

Texto por: Dr. Veridiana

2017-09-25T14:04:06+00:00
Avada WordPress Theme