Dia 27 de agosto – Dia do Psicólogo

Hoje, comemora-se nacionalmente o dia do psicólogo, profissão que foi regulamentada em 27 de agosto de 1964 pela lei 4119.

O psicólogo é um profissional da área da saúde que coloca-se à serviço das pessoas e instituições, podendo atuar nas esferas clínica, hospitalar, jurídica, esportiva, em empresas públicas e privadas, ONGs e etc.

Por meio de intervenções e estratégias, trabalhará as queixas ligadas aos seus conflitos internos, pensando a origem dos incômodos e em suas funções; ajuda a compreender o que causa o sofrimento e a melhor maneira de conviver com seus conflitos. Ou seja, através de técnicas e conhecimentos específicos da Psicologia, o trabalho tende a promover a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.

Não cabe ao psicólogo julgamentos ou conselhos, mas sim observar, ouvir e analisar. Por diversos motivos pode-se solicitar o seu auxílio que, em um ambiente seguro e adequado, estará disposto a ajudar a enfrentar as dificuldades emocionais, encontrando assim equilíbrio e saúde.

As queixas mais comuns são ansiedade, depressão, fobias, estresse, medo, problemas de relacionamento, questões profissionais, transtorno do pânico, autoconfiança e o autoconhecimento, luto e sexualidade.

 

2017-09-25T14:01:48+00:00
Avada WordPress Theme