A importância da água

 

Qual a importância da água?

Vamos falar da água, um alimento de extrema importância para a sobrevivência, importante para o equilíbrio corporal e regulação do nosso metabolismo.

Quando o assunto é metabolismo estamos falando de reações bioquímicas que ocorrem  em nosso organismo para que ele funcione de forma equilibrada. Existem alguns fatores que podem interferir, são eles: fatores genéticos, alimentação insuficiente, idade, peso, sexo, exercícios físicos.

A ingestão de água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, ou seja, do nosso metabolismo.

A hidratação corporal também ocorre pelos alimentos que ingerimos, como frutas (melancia, morango, maçã, abacaxi, melão, pitaya, entre outros) e legumes (tomate, couve flor, cenoura, chuchu, entre outros); mas o mais importante  é a água pura.

Muitas vezes não ingerimos alimentos tão saudáveis como  deveríamos, mas aumentar o consumo de água ajuda na limpeza e na hidratação do organismo, como exemplo: para diminuir a acidez de um copo refrigerante temos que tomar, na mesma hora, 20 copos de água, para diminuir a acidez e o estrago feitos por ele.

Eliminamos líquidos através dos pulmões, vias respiratórias, pele, sistema urinário e fezes, além dos problemas como vômitos, diarreia e febre.

Resumindo, precisamos de água para manter a saúde do cérebro, transportar oxigênio e nutrir as células, regular a temperatura do corpo, remover as toxinas, lubrificar as articulações, proteger órgãos e tecidos, ajudar na absorção de nutrientes, proteção dos órgãos e tecidos, importante para os ossos e sangue.

O quanto consumir?

A necessidade de ingestão de água para adultos pode ser calculada em torno de 30 a 35mL por quilograma de peso por dia, mas no mínimo devemos considerar  1.5l por dia.

Alimentação saudável e uma boa hidratação é o segredo  para uma boa saúde.

Texto colaboração por Drª. Monica Symphoroso

CRN 3 44330

Clínica Medica São Remo

www.clinicasaoremo.com.br

5670-5000/99788-5446

2017-07-25T23:10:52+00:00

About the Author:

Atendimento Clínico Nutricional Avaliação, Orientação, Acompanhamento Nutricional, Detoxificação, Perda de Peso, Dislipidemia, Diabetes, Gastrite, Hipertensão Arterial, Refluxo Gastroesofágico PRAFI – PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR FAMILIAR E INDIVIDUAL
Avada WordPress Theme