A Alimentação Saudável e o Equilíbrio Hormonal

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, neste mês faremos uma série de textos, vídeos e compartilharemos assuntos do mundo feminino.

A Clínica São Remo possue uma variedade de profissionais como Nutricionista, Naturopata, Ginecologista, Obstetra, Plástico, Psicólogo capazes de oferecer um tratamento multidisciplinar em um único lugar. Atendendo ainda com exames, sessões de fisioterapia e pequenos procedimentos cirúrgicos.

O texto abaixo, da Dra. Mônica Symphoroso, Nutricionista e Naturopata da Clínica São Remo, especializada em nutrição clínica, funcional, suplementação, fitoterápicos, florais e reike, proprietária do Canal Equilíbrio Total Nutri, fala o quanto o estado emocional afeta na saúde feminina.

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A Alimentação Saudável e o equilíbrio hormonal

Um tema recorrente aqui no BLOG é a Alimentação Saudável e suas inúmeras contribuições para uma vida equilibrada e mais harmoniosa. Já falamos do Equilíbrio entre os Nutrientes, a importância da ingestão de água, os danos do excesso de gordura e muito mais.

Hoje vamos falar de estresses e como podemos ajudar o nosso corpo com uma boa dose de alimentos benéficos.

A Vida estressante causa desgastes físico, mental e emocional.

O resultado disso tudo é o aumento de radicais livres. Essas moléculas em excesso podem ser tóxicas ao nosso organismo, deixando-o propenso a uma série de doenças e o envelhecimento ao precoce.

O consumo de antioxidantes inibe a oxidação das nossas células, favorecendo a nossa saúde física e mental. As vitaminas que auxiliam neste processo são Vitaminas A, C, E, os Flavonoides, Cobre, Selênio e o Zinco.

Onde é que encontramos estas Vitaminas todas?
Cenoura, Batata Doce, Abobora, Espinafre, Ovos, Morango, Kiwi, Abacate, Uva, Maçã, vegetais de folhas verde escuro, Nozes, Linhaça, Legumes, Grãos, Castanha do Pará, entre outros.

A Tensão Pré Menstrual (TPM), comum em muitas mulheres, é outro fator de estresse. Neste período há um aumento do Cortisol, hormônio liberado pelas glândulas Supra Renais.
Este aumento causa a diminuição da Serotonina, hormônio responsável do prazer e bem estar. Desiquilíbrios não são bons, este em especial, pode afetar o seu estado emocional gerando complicações para as suas relações pessoais diárias. Gera irritabilidade, compulsão por doces, e em alguns casos, até mesmo a depressão.
Qual a boa notícia?
Excluindo alguns casos clínicos mais severos, uma boa alimentação, combinada com a prática de exercícios, podem ajudar e muito no equilíbrio deste hormônio.
Alguns alimentos ideias para este período:
Cacau, Banana, Abacaxi, Tomate, Carnes magras, Cereais integrais como Arroz integral, Aveia, Centeio, Cevada, Quinoa, Flocos de milho, Trigo sarraceno, Painço, Gérmem de trigo, Chia, Linhaça, Trigo em grãos, Granola, Mix de grãos, Amaranto, Grão de bico e a Castanha do Pará.
A NUTRIÇÃO é muito mais que o resultado de uma balança. Ela é o equilíbrio que o nosso corpo precisa para ter mais saúde.
Vamos se alimentar bem?

Clínica São Remo – Para você viver melhor
Dra. Monica Symphoroso – CRN 44330 – Nutricionista
Canal do You Tube: O Equilíbrio Total Nutri
Instagram: @monicasymphoroso_nutricionista
Facebook: @OEquilibrioTotal

2018-03-12T10:36:17+00:00

About the Author:

Atendimento Clínico Nutricional Avaliação, Orientação, Acompanhamento Nutricional, Detoxificação, Perda de Peso, Dislipidemia, Diabetes, Gastrite, Hipertensão Arterial, Refluxo Gastroesofágico PRAFI – PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR FAMILIAR E INDIVIDUAL

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